quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O eterno nervosismo da primeira vez


Já tive tantas primeiras vezes na minha vida, umas ótimas, outras nem tanto, que resolvi fazer meu primeiro post nesse blog exatamente sobre isso: primeiras vezes.

Já é comum a discussão dos medos da primeira vez. A que inicia todo esse processo acho que é a primeira vez que nos separamos dos nossos pais, ou a primeira vez que vamos à escola, e quando olhamos pra trás não temos mais ao nosso lado o nosso "porto seguro". E de alguma maneira é a primeira vez que encaramos o mundo sozinhos.

A foto que coloco aqui é sobre um sentimento de primeira vez, já que toda primeira vez é também o início de uma caminhada. E é sempre melhor caminhar (bem) acompanhado!
Seguindo a idéia do filme "Alta Fidelidade", faço aqui meu top 5 de primeiras vezes que marcaram a minha vida, sem nenhuma ordem de importância, a única ordem é a do que me veio primeiro à cabeça:

1. A primeira vez que toquei o Oceano Pacífico - foi em fevereiro de 2004, na minha viagem ao Chile com a minha irmã e minha prima. Fizemos uma viagem maravilhosa Argentina-Chile, era minha primeira vez fora do Brasil. Essa viagem tem um significado especial em muitos aspectos da minha vida, como por exemplo a minha relação com a minha irmã. Acho que foram esses dias juntas que terminou de criar esse laço tão forte que temos hoje. Tocar o Pacífico foi o momento em que senti todas as emoções dessa viagem juntas, e desde então viajar é o grande prazer da minha vida.

2. A primeira vez que perdi alguém - não só de coisas boas são feitas as "primeiras vezes". Eu tinha 16 anos e éramos amigas de colégio. Nesse momento senti um vazio e percebi algo que parecia óbvio, mas não era: que não somos imortais.

3. A primeira vez que dei aula - eu estava assustada, com muito, muito medo. Entrei na sala de aula pra substituir um professor que era amado por todos. Estava apavorada, querendo fugir, até que me vi olhando pra 30 criaturas de não mais que 11 anos, todos querendo saber quem era essa menina ali na frente querendo falar sobre História... e então relaxei e tive a certeza que esse era um dos maiores prazeres da minha vida.

4. A primeira vez que viajei sozinha - não considero ter vindo pra Argentina uma viagem sozinha, foi uma mudança completa de vida. A primeira vez que de verdade viajei sozinha foi há 15 dias, quando conheci o norte argentino. Foram 9 dias mágicos, nos quais conheci lugares e pessoas incríveis, tudo ainda está sendo processado. Meu grande companheiro foi meu velho all star, que caminhou comigo tanto na solidão total quanto na companhia de novos amigos. E claro, minha câmera de fotos, registrando cada segundo.

5. A primeira vez que toquei neve - estava em Córdoba, acordei com a recepcionista do albergue gritando "nieve! nieve!". Levantei e fiquei pelo menos uma hora sentada na janela olhando, um frio incrível (que me rendeu um super resfriado depois), e eu de pijamas, só admirando aqueles floquinhos brancos que pareciam cair como mágica...

Já tenho 5 outras primeiras vezes importantes, que na verdade parecem mais importantes que as que escrevi. Mas o que importa é que, há 5 minutos atrás, isso era o que eu sentia.

Bom, pra tentar criar algum tipo de troca com esse blog, espero recados de todos: qual o seu top 5 de primeiras vezes?

8 comentários:

Mara Rodrigues disse...

Olá Maninha, essa é uma primeira vez....
Primeira a responder no seu blog, além de ser a primeira vez que me relaciono em um blog.
Com relação a primeiras vezes; nenhuma é mais forte do que o primeiro nascimento de filho, sendo diferentes o nascimento de filha e filho, pois cada um tem um apelo diferente ao seu eu interior. Sou uma felizarda, pois pude passar pelas duas experiências.
Estou muito contente pela sua nova conquista.
Beijos
Mara

Ernesto van Peborgh disse...

Livia, que bueno tenerte en Blogger, espero que descubras que este espacio no es solo para interactuar... sino para "intercrear"
El proximo comment em portugues promesa!!

luizafroes disse...

Oi Lívia!!!
Adorei as novidades e adorei o blog!! Fiquei muito feliz de saber que conseguiu esse trabalho novo.
Bem...a primeira vez que vi neve foi com certeza uma das "primeiras vezes" mais emocionantes da minha vida e foi nessa viagem à Argentina. Sei que parece idiota, mas quase chorei quando vi aqueles floquinhos...e não vi pouca neve não porque a primeira vez q vi neve foi na cordilheira dos andes!
Foi nessa viagem também a primeira vez que dancei com vários travestis numa boate (um inclusive vestido de carmem miranda...), a primeira vez que fiz snowboard ( e descobri que é a coisa mais divertida do mundo e o esporte da minha vida), foi a primeira vez que programei uma viagem e a primeira vez que fiquei em albergue! Ah...e não podia esquecer...foi a primeira vez que cortei meu cabelo com o legítimo corte porteño! Ih...acho que ficou um top 6...
Bem, eu quis fazer um top 5 com as minhas "primeiras vezes" nessa viagem maravilhosa que fiz. Eu AMEI a viagem e amei conhecer você e ganhar essa nova amiga de quem nunca me esquecerei!
Obrigada por tudo mais uma vez!
beijos

alejandra procupet disse...

Hola Livia! Qué bueno lo que hiciste. Mis primeras veces las asocio con los dos partos de mis hijas. Y con todas las situaciones laborales, académicas y escolares. Ese primer día en el que parece que el mundo entero está observando cada uno de tus gestos.

Shana Araujo disse...

Oi livinha
Bom listando primeira vez...
A primeira vez que viajei para a Argentina com minhas amigas queridas de colegio foi especial...foi a primeira vez que viajei com meu proprio dinheiro e so com amigas...vivemos 10 dias maravilhosos e inesqueciveis.
A primeira vez que bebi bebida alcoolica, foi numa boite da Zona Sul do Rio de Janeiro, cerveja, com minha prima e fiquei de pileque.
A primeira vez que andei de avião foi magico, eu tinha uns 10 anos e foi apenas 45 minutos... SP - RJ, mas foi inesquecivel.
Meu primeiro dia de aula no Pedro II, conheci a doidinha da Zulmira que me levou pra conhecer o colegio e por isso cheguei atrasada na primeira aula do Gama. Mas foi incrivel pois estava realizando um sonho.
E pra finalizar meu top 5, a primeira vez que vi neve, na cordilheira dos Andes....Argentina - Chile...viagem com Vovo Fafa...perfeita!!!!
Bom amiga, estou com saudades e feliz de estar deixando esse comentario
Bjaoooooo

Natália disse...

Amor!!
Amei seu blog! Tem tudo a ver com você!
Bem, teve uma primeira vez que engloba várias!
A primeira vez que viajei sozinha foi também a primeira em que passei mais de 1 mês longe de casa, a primeira vez que vi neve (!!),a primeira vez que fui a Nova York (pq terão outras, obviamente!), e a primeira vez que eu dei verdadeiro valor ao dinheiro que recebemos como consequência do nosso trabalho! hehe

Te amo!!!
Beijos

Maria Júlia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Júlia disse...

Amor da minha vida!

há 30 minutos disse pra vc que tava mega feliz com o seu novo emprego, mas q não tinah vindo aqui ainda... ai fiquei com vergonha disso e vim! Eeeeeeeeeee

Vamos as minhas 5 primeiras vezes:

1a vez que surfei, 1a vez q vi a neve, 1a vez na europa, 1a vez andando de avião, 1a vez na disney! rsrsrsrsrsrs

tem mais um monte... da proxima vez põe "10 coisas q eu odeio em..." vc não pq fica feio... mas eu alguma coisa, ai vou poder escrever o dobro.

em novembro vai ter a 1a vez q repito de país!

bjão