domingo, 27 de janeiro de 2008

Tudo colorido




Outro dia estava lendo uma revista e havia uma reportagem sobre as cores. Fiquei pensando nisso, cores, algo tão essencial mas que muitas vezes não temos muita idéia de como está presente em tudo nesse mundo.

No wikpédia se define "cor" como "um fenómeno óptico(Parte da física que estuda os fenomenos luminosos e os fenomenos da visão) provocado pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso". Talvez muito específico, pouco poético.

Já escola nos ensinam o básico:

* Cores primárias: vermelho amarelo e azul.

São as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que você faz, sempre tem alguma das cores primárias (nem que sejam misturadas).

* Cores secundárias: verde, roxo e laranja.

São formadas pela mistura de duas cores primárias. O verde vem da mistura de azul com amarelo. O roxo, de vermelho com azul. E o laranja, de amarelo com vermelho

Mas as cores são muito mais do que essas duas definições. Elas possuem milhões de "funções" e pode ser entendida e interpretada desde o social, político, na medicina, no exoterismo... basicamente em tudo. Psicicologicamente as cores também possuem suas explicações:

  • Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
  • Vermelho: paixão, força, energia, amor, velocidade, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
  • Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Amarelo: concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
Sou uma fanática do azul. Será que na verdade sou uma conservadora? Mas também adoro o vermelho... uma "revolucionária conservadora"? Bom, pelo menos está marcada a ambigüidade da minha personalidade,

Recomendo, por pura diversão, fazer o teste das cores.

E recomendo por curiosidade saber mais sobre a Cromoterapia:

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES

VERMELHO : Símbolo de energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Combate resfriados sem frebre. Alivia o cansaço e ameniza dores reumáticas. Aumenta a sexualidade, esta cor é extremamente estimulante e seu uso é recomendado para pequenos períodos de tempo.

AMARELO : Transmite alegria e atrai a atenção, estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos ossos , bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Não é recomendada para quem deseja estar só.

LARANJA : Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga. Aumenta o otimismo. Proporciona descontração, causa serenidade, libera as expressões e é antidepressiva.

INDIGO : Atua diretamente na corrente sanguínea, tem ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os sentidos e aumenta a intuição. Transmite tranquilidade e serenidade. É relaxante e permite as aproximações.

AZUL: Indicada nas infecções com febre, tem efeito calmante e analgésico. Atua no sistema nervoso, vásos sanguíneos , artérias e sistema muscular. Reduz o egoismo e atrai a harmonia. Proporciona uma aparência jovial e tem efeito calmante nas tensões nervosas.

VIOLETA : Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações. Boa para a concentração , meditação e orações.

VERDE: Atua no sistema endócrino, favorecendo o equilíbrio hormonal. Estimula o aparelho digestivo. Tem ação refrescante e anti-infecciosa. Combate a insônia. É considerada a cor da aura, permite o equilíbrio mental e espiritual, proporcionando uma condição para um julgamento claro, criando uma atmosfera propícia para uma ampla análise de situações.


Meio Xuxa demais... mas acho que vale a pena ver as diferentes possibilidades de entender algo. Talvez tantos testes, psicologia e tudo isso podem ajudar a entender porque tenho tantas havaianas de modelos e cores vários, não? Ou porque o namorado da minha irmã só come coisas amarelas e vermelhas...

4 comentários:

Cristiane Fetter disse...

Oi Lívia, vim aqui conhecer o seu blog e agradecer a sua visita lá no O Futuro.
Adorei tudo o que já consegui ler até aqui e vou te contar uma coisa, sou APAIXONADA pela Mafalda.
Eu tenho o livro completo dela em português.
Virei freguesa viu?
Se tiver um tempo visite nosso outro blog o www.todoyda.blogspot.com
Abraços

Cássio Augusto disse...

Olá Livia... vim retribuir a visita ao Blog e seu comentário...

Sobre Gramsci na Argentina tenho alguns textos de Jose Aricó e um livro sobre o tema de Raúl Burgos...

Muito obrigado pela atenção!!! e se tiver alguma novidade... me comunique!!!

Lola disse...

Olá, vim retribuir sua visita! Coloquei uma postagem nova no blog, caso queira ler...Olhei o que vc indicou e achei ótimo, acho apenas que deveria ser aberto! Através de qual amigo me achou?
Abraços.

Leonardo disse...

Olá!!!

Cara eu fiz o teste das cores!!!
Vou te mandar por e-mail o resultado pra vc ver e dizer o que acha!!!

quanto as propagandas... a do muleque arteiro é de longe a melhor!!!

muitos bjs