quinta-feira, 31 de julho de 2008

Paz e amor, eu?


Estou num momento de crise total, e isso é meio óbvio pela minha agressividade e acidez. Mas podia ser pior. Nem imagino o que seria de mim hoje sem a minha yoga. Vou 2 vezes por semana, uma terapia, de verdade. Além do bem físico que faz -durmo melhor, respiro absurdamente melhor-, tem o lado dos limites. Adoro ver como avanço cada dia mais e meu corpo vai conseguindo fazer coisas que eu nunca me imaginei capaz. Ou seja, é um desafio, estou superando limites próprios, entre eu e eu, e isso ajuda a estar melhor consigo mesmo, a se conhecer melhor.

Por isso eu recomendo yoga. Mas não sou dessas pessoas pentelhas que acha que porque é bom todo mundo devia fazer. Acho que quem quer, vai adorar. Porque é uma mudança em toda a vida, num estilo, e não apenas chegar lá e se esticar. Outro exemplo da mudança na minha vida: como muito menos coisas industrializadas e pesadas, pq meu corpo reage mal, e comecei a correr ao ar livre. E adoro, porque com a respiração controlada, é uma delícia!

Então, coloco aí embaixo para os que se interessam os tipo de yoga. Eu faço o Hatha Yoga, mas já fiz um sinistrão que é o Power, mas nesse momento preciso é relaxar, então, vamos ao Hatha!


O que é yoga?

Yoga

Yoga é a dissolução das alterações da mente. É um estado mental de supra-consciência onde o seu Self é dissolvido na "consciência cósmica". Você passa a ser o observador, o objeto obervado e a consciência sobre a observação. Tudo passa a ser uma coisa só. Para alcançarmos esta percepção diversas técnicas corporais e mentais devem ser incoporadas ao seu dia-a-dia e têm como objetivo a desobstrução do seu sistema nervoso. A mudança não ocorre de um dia para o outro, e independe de suas crenças, religião ou estudo, tornando a prática da Yoga o elemento fundamental para sua própria realização. Pratique Yoga !

Quais os tipos de Yoga que existem?

A prática da Yoga é muito antiga e é divida em tradições. Algumas tradições praticamente não existem no ocidente, ou são praticadas por grupos muito pequenos. As principais tradições praticadas do ocidente são:

Hatha Yoga. É a Yoga mais conhecida e difundida no ocidente.
É uma yoga vigorosa que tem como base principal o uso de
ásanas, mudras e bandhas para desobstruir o sistema nervoso.
Ashtanga Vinyasa. É a yoga com ênfase em Vinyasas, ou seja, em sequências fluídas entre os ásanas. Normalmente apenas após alguns anos de Hatha o praticante faz ashtanga, já que o preparo físico é um pré-requisito.
Iyengar. É a Yoga para os " perfeccionistas". Utiliza os mesmos ásanas da Hatha, porém a preocupação é com a precisão da postura. Para que esta precisão seja alcançada alguns elementos externos são utilizados: cadeiras, laços, fitas e etc.
Kundalini. É a yoga com ênfase em ásanas e canto de mantras para elevar a líbido (Kundaliní) do primeiro para o sétimo chakra. Kundaliní yoga e Kriya Yoga são yogas muito parecidas, porém a tradição Kundalini é uma versão menos rígida e por consequência mais conhecida. Kriya. É uma yoga onde o praticante executa uma sequência definida e fornecida por um guru. Existem 7 sequências (7 kriyas) e cada uma delas é fornecida apenas se o praticante atingiu proeficiência na kriya anterior. Não é uma Yoga para todo mundo... já que o praticante pratica sozinho e você pode ficar anos na mesma sequência, porém, algumas de suas técnicas são realmente MUITO potentes. É a Yoga para quem realmente quer "transcender".
Bhakti. É uma yoga devocional onde o praticante direciona seu amor para Deus.

2 comentários:

Vinicius disse...

Poxa Yoga..
já pensei em fazer..
mas não tenho iniciativa rs..

Cristiane Fetter disse...

A D O R O yoga e mais ainda depois que lí um livro chamado (em português) Comer, Rezar e Amar, escrito pela Elizabeth Gilbert.
É a saga de uma mulher em busca de prazeres e encontros na vida.
Beijocas