sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vous voulez étudier avec moi?


Acho que não contei, mas a nova razão da minha vida é aprender francês. Mas tipo, aprender MESMO, pra fazer uma daquelas provas de nivelamento e tudo. Como alguns sabem, o francês é um dos grandes traumas da minha vida. No colégio fiz 3 anos. Acho que não aprendi nem a dizer que não sei falar francês, a coisa básica que todo mundo aprende de sacanagem. E olha, eu só tirava notão. A equação nunca foi resolvida...

Aí na faculdade resolvi tentar de novo. Outra crise existencial. E fui fazer espanhol. Me disseram que o problema é que eu estudava francês sábado de manhã. Nem era, o espanhol era no mesmo horário e eu adorava!

O espanhol rendeu frutos, cheguei em Buenos Aires. E decidida que era hora de recomeçar a vida e blá-blá-blá, lá fui eu tentar o francês. Fiz 2 semestres intensivos dessa vez. Outro erro: eu só falava espanhol em sala, e desse vez todos me defendiam, afirmando que era muito cedo pra misturar 2 idiomas assim. Adorei a desculpa e aceitei na hora. Estávamos em 2005.

Em 2009 comecei o doutorado. E, por interesses acadêmicos, o francê tornou-se fundamental. E lá fui eu de novo. Claro, outro drama. E a desculpa pra largar no primeiro semestre de 2009 foi uma super viagem para o Perú. Mas no segundo semestre lá tava eu de volta, com professor particular, que era pra coisa ficar séria! E os deuses francófonos, talvez ofendidos, resolveram me boicotar: minha amiga que estudava comigo arrumou uma relação meio freak com o professor e acabamos ficando sem aula. Aí meio que me irritei. Saí estudando sozinha!

Peguei aquele monte de material que juntei nesse tempo todo (Mais de 10 anos!) e resolvi que era hora de superar esse trauma. Fui estudando até conseguir uma professora nova, nesse período aqui em Buenos Aires. E minha salvadora apareceu em junho deste ano. E desde então, não paro: agora são 4h semanais só pra mim, e em outubro serão 6h! Parece pouco? na Aliança Francesa o curso é de 3h semanais, você mais uns 10 manés que só sabem fazer piada sem graça com a música de Moulain Rouge.

Bom, aí nessa vibe toda de aprender a língua do amor, minha professora me recomendou escutar rádios online. E coitado do argentino novio/marido! É o dia todo com discussões e mais discussões filosóficas, que ele nem entende! Além de ser uma rádio internacional de notícias, dos franceses realmente darem palpite em tudo, tem ainda a questão do fuso horário: 5h a mais por lá. Ou seja, vira e mexe tô eu escutando aqueles programas bizarros das madrugadas. Tem horas que toca música, mas é bem pouco. E ele ainda tem que aguentar meus resumos de notícias: a temperatura no país, que há uma epidemia de dengue na França. Outro dia contei alguma coisa e ele perguntou "E aí, o que eles falaram?", todo interessado. Ri e falei com toda a minha sinceridade: "Não sei, não entendi nada depois".

E ontem os deuses francófonos resolveram novamente debochar de mim. Liguei a rádio e lá estava um autor comentando seu livro. Tema: Brasil. Pois é. O cara falava de feijoada, e a repórter impressionada em saber que no Brasil é super comum ir ao trabalho de helicóptero! E a cada 5min de conversa... uma música esteriótipo brasileira. Até tentei aguentar, mas quando começou aquela praga dos Tribalistas com "Você é assim, um sonho pra mim", desliguei. Entendi a mensagem dos deuses e dei um tempo na neurose francesa. Fui ver Lost.

4 comentários:

Nadja G. disse...

Eu nao vou estudar com vc mas te apóio!

Eu dizia que chegaria aos 30 anos falando ingles, espanhol, italiano, alemao e frances.

Ingles, espanhol e italiano, OK. Alemao, fiz ANOS, parando e voltando, e entendo coisas mas falo muuuito pouco. Básico do básico.Frances fiz no colegial, tenho uma nocao mas je ne parle pas bien francais!

Resumindo, nao atingi meu objetivo, já que faco 30 daqui pouco mais de um mes. hahaha

Beijos

Elizabeth disse...

Oui, parce que j'étudie français aussi.

Lucy disse...

Eu estou na mesma, há anos começando e largando o francês. Fui para a França e pratiquei um pouco, mas comi mais baguete que outra coisa... Decidi procurar um professor de francês, mas onde eu moro tá meio difícil de achar. Mas um dia eu aprendo!

Joaninha disse...

Achava q so eu nao consiguia falar o raio do frances, tb jà fiz 2 anos e nada , ano passado fui para paris achando que sabia falar,ja no aeroporto saquei q nao sabia era nada , minha sorte e q fui com o maridao ai ele nós sauvou com o ingles e dava risada da minha cara quando eu tentava falar frances,tenho fe q um dia vou falar o tau do frances.